quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Poás


Bolinhas e poás

Eu sou suspeita para falar de bolinhas, acho uma graça, super delicado e fofinho além das cores azuis marinhos e vermelhos super combinarem.
As bolinhas também dão um toque feminino, divertido e original nas produções e, além disso, a moda vintage chegou para ficar.





 Nos anos 50 a estampa de bolinhas, também chamada de petit-pois, polka dot ou poá, foi consagrada nos looks das pin-ups com um apelo erótico e divertido, configurando-se o estilo pseudoincidente do periodo pós guerra personificado pela diva Marylin Monroe.


 
Foto retirada da internet.



O primeiro registro do termo “polka dot” apareceu em 1854 na revista literária Yale, Volume 122, página 7. No entanto, o uso e a origem desta padronagem (minha preferida), o poá, surgiu muito tempo antes…
Bolinhas tornaram-se comuns na roupa no final do século XIX no Reino Unido, e as pesquisas indicam que a estampa ficou popular com a chegada de imigrantes do leste europeu na América também no sec. XIX. Eles trouxeram a Polka, uma dança de origem polonesa muito animada e que fez muito sucesso na época (o pós guerra foi uma época de descontração, prosperidade e alegria) e os movimentos circulares dessa dança animada inspirou a criação da estampa.
 Há ainda quem atribua a paternidade da estampa ao produtor cinematográfico Walt Disney, pois a personagem Minnie Mouse foi criada em 1928 e ele queria algo diferente das listras e xadrezes (que “bombavam” nos catálogos de moda da época) e a ratinha ficou mundialmente famosa com sua roupinha maravilhosa de poás.

 Foto retirada da internet.

Espero que assim como eu, vocês tenham curtido os post de hoje e viva o poá, viva as bolinhas. <3
Beijinhos e até o próximo post.

Aaaaah e não esqueça de curtir a nossa página no facebook para ficar por dentro das novidades e breve sorteio aqui no BLOG e na nossa FANPAGE.
www.facebook.com/DonaMariaAcessorios




Um comentário:

  1. Adorei a matéria que publicou para explicar o Poá juntamente com as fotos de antigamente e a foto da sua arte. Muito bem sacado amiga.... Parabéns! Belíssimo trabalho!

    ResponderExcluir